segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mais um livro quinhentista de um autor vimaranense...

(carregar para aumentar)
Ao que tudo indica, este opúsculo terá sido um dos primeiros livros compostos em Guimarães. É da autoria do Padre João do Valle Peixoto (da antiga família dos Valles Peixotos de Guimarães), homem de letras, que, de acordo com o Padre Caldas na sua obra "Guimarães Apontamentos para a sua História",  "foi o primeiro português, que na universidade da Sajpientia em Roma recebeu as insígnias doutorais em jurisprudência civil, sendo considerado na sua época como jurisconsulto consumado". A obra trata de Direito das Obrigações seguido de considerações do autor.

O Doutor Pe. João do Valle Peixoto foi autor de algumas obras jurídicas (bastante raras) sendo possivelmente a mais significativa o seu "Repertório Jurídico" do qual não se conhece nenhum exemplar, sendo apenas citado pelo jurisconsulto vimaranense Manuel Barbosa nas suas "Remissões às Ordenações do Reino". 


Esta edição não consta do levantamento feito por Francisco Leite de Faria na sua obra "Livros Quinhentistas de Autores Vimaranenses". Ao que parece foi composta em Guimarães em 1547 e impresso em Lisboa, na Oficina de German Galharde, em 1549. É um livro raríssimo adquirido em 2006 pela Biblioteca Nacional ao livreiro Pedro de Azevedo .Pode ser consultado on-line aqui





PS: é de referir, a título de curiosidade, que nesta família floresceram alguns escritores e livreiros nomeadamente João Peixoto do Valle (livreiro, nascido em Guimarães em 1680) e  João do Valle Peixoto Rolla (autor do século XVIII).

Sem comentários:

Enviar um comentário